segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Documentário "Muito além do Cidadão Kane"

     
     O documentário Muito Além do Cidadão Kane, foi prouzido e transmitido em 1993 por uma rede de televisão pública da Inglaterra. Este documentário mostra a posição dominante e o poder que a Rede Globo possui sobre a imprensa brasileira e até em relações políticas. A obra detalha a história da Globo, desde o seu surgimento, dando ênfase nas relações políticas que a mesma mantinha. A principal crítica que o documentário faz é em relação ao apoio da Globo ao Regime Militar, e a tentativa de mascarar a inflação no Brasil. 
     São apresentados os principais programas da emissora: o Programa da Xuxa, que ocupava a programação do canal a manhã inteira; o Domingão do Faustão, que o narrador do documentário descreve como um programa de "música, olimpíadas bobocas e catástrofes" (e acho que não mudou muita coisa até hoje); o Fantástico, que é visto como "um show da vida utilizando notícias, diversão e falso otimismo"; e o Programa do Chacrinha que foi considerado anarquista e censurado por 10 anos pela Ditadura. O documentário coloca como carro-chefe da emissora as Novelas, que dependendo do horário tem um público certo para atingir, o que também influencia na sua qualidade, em que as novelas das 6 seriam para donas de casa e crianças, as das 7 para quem chega do trabalho e por isso sem exigência de qualidade e a das 8 sendo a mais elaborada para manter a alta audiência. Além disso, destaca-se a importância do jornalismo, que carrega 40% do orçamento da emissora.
     O assunto mais interessante do documentário é o que diz respeito à eleição de 1989, que já foi citada em outros post, pois é nela que pela primeira vez os partidos de esquerda tem horário na tv. Porém, o que se assiste é uma manipulação da Globo a favor do então candidato a presidência Collor, em que foram feitos 2 debates entre ele e Lula (também candidato). No primeiro, Lula saiu "vencedor", e a diferença entre os dois candidatos era muito pequena, porém no segundo debate, há 3 dias das eleições, se tem uma edição do mesmo no Jornal Nacional, com o intuito de deter Lula e eleger Collor. Para os jornalistas, isso foi um ataque a ética do jornalismo, que pode não ter sido decisivo para o resultado das eleições que iriam mudar a década de 90, mas foi um importante fator.
     O documentário, infelizmente, não se aprofunda muito mais na década de 90, mas com ele é possível ver o quanto a Globo estava envolvida e tinha interesses nas mudanças ocorridas nesta década, principalmente a entrada da ofensiva neoliberal no governo de Collor e sua expansão do de FHC. Ele termina com o questionamento se a Globo conseguiria se libertar de sua herança com a Ditadura Militar. O filme não pode, até hoje, ser exibido no Brasil devido a uma decisão judicial, mas pode ser visto no YouTube, ou em  sites de downloads.