quinta-feira, 25 de novembro de 2010

''O que vem antes? o ovo ou a galinha?'':Dados que alteram as políticas sociais, e políticas sociais que alteram a população.

     O professor Kaizô Iwakami Beltrão¹,apresentou na palestra dados relevantes para se pensar nas elaboração das políticas sociais. Como nos compomentes  da dinâmica natalidade X mortalidade.Os dados levantados por Beltrão é da década de 1940 á 2000.Lembrando que os relfexos da decada e 90,o periodo vegetativo do Brasil, são sentido ainda nos anos '90,pois reverberaram.
    No âmbito rural as mulheres tem em geral + 2 filhos que as mulheres urbanas.
    Quando o recorte é feito por renda. As mulheres das classes menos favorecidas tem + filhos que as com renda igual ou superior á 5 salários minínos.Além de começaram mais cedo a engavidar,a incidência de gravidez na adolescencia é maior nas mulheres com renda de até 1 salário mínimo.
    Em realção a expectative de tempo de vida desses nascidos.No meio rural é sempre menor e quando a comparação se dá por gênero as mulheres vivem +.
URBANO                                          RURAL
MULHER-70/80 anos                        MULHER - 60/70 anos
HOMEM -60/70 anos                        HOMEM - 50/60 anos
    Há uma tendência á homogeinização, porém, persiste uma disparidade.
    Quando mostra-se os índices do fenômeno da migração é interessante observar que as mulheres migram + do rural em direção ao urbano, além de serem as mulheres as que migram para menores distâncias.
    Na migração pendular - trata-se de um conceito que nomeia a ação das pessoas que moram em uma cidade e trabalham em outra, ou vivem em um estado e trabalham em outro.- são os homens que aparecem em maior numero.
   Em suma,nos últimos anos a pirâmide da população  nos ultimos anos encontra-se capilar,com um aumento da qualidade de vida,consequentemente, mais tempo de vida, e uma diminuição da natalidade.
    Então,KaizÔ fez a questão aos presente:''O que vem antes?o ovo ou a galinha?'' exatamente como devemos refletir sobre ''O QUE VEM ANTES? AS POLÍTICAS SOCIAIS,QUE AFETA A DINÂMICA DA POPULAÇÃO OU A POPULAÇÃO EXIGE UMA POLÍTICA SOCIAL?''
    Pra essa reflexão, a resposta é simples, há uma inter-relação entre os dois, um não vem antes do outro e sim convivem com um afetando o outro.o fato é que as políticas sociais impactam na população e esse impacto demanda políticas sociais diferentes.isto dar-se da seguinta maneira, as POLÍTICAS SOCIAIS impactam no crescimento da população,estrutura demográfica,distribuição e mobilidade populacional. E a POPULAÇÃO impacta as políticas sociais no tamanho,estrutura e distribuição dela mesma
    O programa chamado de planejamento familiar,é uma das políticas sociais que afetam as taxas de natlaidade e as constantes alterações na previdência social, tem sua justificativa em dados como os apresentados.O índice que chama a atenção é do IBGE,onde no período de '95 á 2000 jovens diminuem a sua renda e idosos aumentam sua renda, pois buscam complementos para a aposentadoria.Estaria então o governo, privigeliando políticas sosociais sofrem mudanças progressivamente, com o levatamento dos dados como exemplo dos apresentados aquiciais para aposentados?E esquecendo os jovens? Concretamente só podemos afirmar que as políticas sociais sofre mutações constantes, graças a levantamento de dados como estes do professor Beltrão.Podendo eventualmente gerar compensações para uma camada e descobrir outra.


O palestrante

 ¹ Professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE.
Engenheiro mecânico formado pelo ITA em 1974, com Mestrado em Matemática Aplicada pelo IMPA e Doutorado por Princeton University em Estatística, com área maior de concentração em Séries Temporais e menor em Demografia.
Atualmente é Superintendente da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE - e membro do Conselho Diretor do IBGE.
É membro do Conselho Editorial da RBE e do Comitê Nacional de Organização da XXIV Conferência Internacional de População da IUSSP (Brasil, 2001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário